polvos para prematuros
Em 2013 um dinamarquês, pai de uma filha prematura, pediu que fizessem um objeto que acompanhasse a bebé na incubadora e a fizesse sentir segura e confortável. E nasceram os polvos de croché que já estão em Portugal há vários anos e espalhados pelas maternidades de muitos países na Europa e não só.
Qualquer pessoa que saiba fazer os pontos básicos de croché consegue fazer este animalzinho que é muito mais que um brinquedo. Deve ser feito em linha 100% algodão e os tentáculos esticados não devem exceder os 22 cm para que os bebés não fiquem enrolados neles.
As mãozinhas minúsculas do novo ser que veio ao mundo antes do tempo, abraçam o bonequinho e ele sente-se mais protegido, como se ainda estivesse no útero da mamã e também fica distraído dos tubos e sondas que lhe foram postas no corpinho. A sensação de segurança vem do facto de os vários tentáculos do polvo parecem aos bebés prematuros o cordão umbilical e a presença daquele objeto tão pertinho deles não os deixar sozinhos durante o seu difícil começo de vida.
---------------------------------------------------
Fonte
https://observador.pt/2017/08/13/os-polvinhos-que-abracam-prematuros-ja-chegaram-a-portugal/
Comentários