Valores Cristãos para Crianças

VALORES CRISTÃOS

para crianças

in “Livro Infantil da Educação Cristã” de Lesley Wright

 

Amor

Amar significa gostar tanto das outras pessoas que isso se vê na forma como as tratamos. Amar é mais do que uma simples sensação; é agir desinteressadamente pelo bem do outro. Podes mostrar que amas a tua mãe dando-lhe um grande abraço ou arrumando a cozinha sem ela te pedir. Quando estás cheio de amor, decides actuar com bondade, paciência e piedade.

Mostras o teu amor pelas coisas que dizes e que fazes.

 

Perdão

Perdoar é estar disposto a esquecer a dor e a raiva que sentimos quando os outros nos fazem mal. Isto pode querer dizer perdoares à tua irmã por ter partido o teu brinquedo preferido, ou abraçares um amigo que está triste porque não agiu bem contigo. Deus quer que sigamos o Seu exemplo.

Nem sempre é fácil perdoar. Tenta começar por sorrir ou ajudar alguém que não procedeu bem contigo. Vais conseguir perdoar e esquecer mais depressa do que pensas.

Deus está sempre pronto a perdoar os teus erros- só tens de Lhe pedir!

 

Bondade

Ser bondoso significa ser simpático e disponível para com os outros. Dar o lugar no autocarro a uma pessoa mais velha ou partilhar o lanche com um colega que está com fome são maneiras de ser bondoso. Umas palavras amigas ou uma boa accão podem ser muito importantes para as pessoas que tu conheces.

Uma pessoa bondosa preocupa-se com o que os outros sentem.

 

Generosidade

Ser generoso significa dar aos outros sem esperar nada em troca. Podes ser generoso se emprestares a tua bicicleta a um amigo que não tem uma, se comprares algumas guloseimas para o teu irmão mais novo, ou se passares algum tempo com um parente doente.

Partilha com generosidade e verás como isso te faz feliz.

 

Paciência

Ser paciente significa esperares com calma por alguma coisa, sem fazeres barulho. Isso acontece quando tens a mão levantada para responderes a uma pergunta da professora, quando não interrompes alguém que está a falar, ou quando esperas pela tua vez num jogo.

Nem sempre é fácil ser paciente, mas vale a pena esperar pelas coisas boas da vida (o crescer de uma planta, as melhoras de um doente ou o nascer de um irmãozinho).

 

Gratidão

Gratidão é agradeceres e mostrares aos outros que os aprecias quando fazem algo por ti. Podes dar um abraço a alguém que goste de ti ou agradecer a Deus pela maneira como Ele te criou. Tenta pensar todos os dias numa coisa por que te deves sentir grato

Sê grato pela vida, agradece a Deus pelas coisas boas que ela te ofereceu e vê sempre o lado positivo das coisas (quando Deus fecha uma porta abre sempre uma janela).

 

Responsabilidade

Aceitar responsabilidades significa assumires aquilo que fazes por si e pelos outros. Isso pode ser escovar os dentes para os manteres saudáveis, tomar conta de um brinquedo que um amigo te tenha emprestado ou arrumar os brinquedos para manter o quarto em ordem.

Se mostrares aos mais velhos que podem confiar em ti, eles dar-te-ão mais responsabilidades.

 

Trabalho

Ser trabalhador significa fazeres um esforço para dares o teu melhor em qualquer tarefa. És trabalhador quando estudas para um teste na escola ou quando ajudas a arrancar todas as ervas daninhas do jardim. Se estás disposto a trabalhar muito, no fim vais sentir-te feliz por saberes que fizeste bem o teu trabalho. Lembra-te de que nunca se consegue grande coisa sem trabalho. Sê persistente, não desistas dos teus objectivos.

O que fizerem, façam-no de todo o coração, como se estivessem a servir o Senhor”

Colossenses 3, 23

 

Honestidade

Ser honesto significa dizer sempre a verdade e fazer o que é correcto. Mentir ou fazer batota nos jogos apenas te vai fazer sentir culpado e envergonhado. Mesmo que ninguém note, Deus sabe quando estás a mentir. As mentiras pequenas podem levar a mentiras grandes e num instante os outros deixam de confiar em ti.

Não copies nos testes, devolve as coisas dos outros que encontrares, e confessa aos amigos e aos pais que fizeste algo de errado. Diz sempre a verdade.

 

Coragem

Coragem significa ter a valentia para enfrentar as coisas que metem medo ou são difíceis. Quando somos corajosos, confiamos em Deus para que nos ajude a não ter medo do escuro, de ir ao hospital ou de mudar de casa.

Ser corajoso pode ser difícil mas lembra-te que Deus está sempre consigo e que te ajudará. Só tens de lhe pedir!

 

Fidelidade

Fidelidade significa que és leal e verdadeiro nas tuas palavras e acções com os outros e com Deus. Quando cumpres uma promessa ou quando chegas a horas a um encontro, estás a mostrar que se pode confiar em ti.

Os amigos fiéis são amigos íntimos que se ajudam uns aos outros.

 

Alegria

Ser alegre significa que se é amado por Deus e livre para aproveitar a vida. Rebolar por uma colina verde num dia de Verão, festejar o dia do aniversário de um amigo e estar sempre contente de estar vivo são maneiras de se mostrar alegria. Ser alegre é ser forte, seguro e confiante no amor e carinho de Deus.

A alegria começa dentro de ti e passa para as outras pessoas que te rodeiam.

A alegria é mais do que um sentimento- é um dom para partilhar com os outros.

(cantar é rezar duas vezes)

 


 

Comentários