De que são feitas as meninas pequeninas?

Existe uma canção infantil inglesa cuja letra diz:


"What are little girls made of?

What are little girls made of?

Sugar and spice and all things nice,

That is what little girls are made of"

 

(podes clicar na imagem para ouvir)

 

"De que são feitas as meninas pequeninas?

Açúcar, especiarias e todas as coisas boas,

É disso que as meninas pequeninas são feitas.

 

A razão destas palavras tem a ver com a História de Portugal. A nossa princesa Catarina de Bragança, filha do rei D. João IV e de D. Luísa de Gusmão era de baixa estatura. Casou em 1662 com o rei Charles II de Inglaterra e levou como dote* açúcar e especiarias que na altura valiam o mesmo que ouro.

No princípio o povo inglês na gostava da sua nova rainha. Ela era estrangeira de um reino católico e Inglaterra era um reino em que a maioria das pessoas eram protestantes**. Catarina conseguiu conquistar os ingleses, e principalmente o seu marido, com a sua bondade e paciência. Passaram a gostar tanto dela, que fizeram uma pequena rima infantil em sua honra.

Além disso Catarina, Catherine para os seus súbditos, mudou a corte inglesa para melhor levando para lá muitas tradições que ainda hoje permanecem enraizadas na cultura das ilhas britânicas***. Uma dela é o de tomar chá às 5 horas da tarde, o chamado "chá das 5". Os nobres ingleses não bebiam chá nessa altura.

Catarina mandava vir de Portugal caixas enormes de madeira com chá, fruta e muitas outras coisas, principalmente para comer, que não se encontravam por lá. Uma das vezes as habituais laranjas doces por laranjas amargas que não são para comer. O habitual doce de laranja para a rainha e para as outras senhoras da Corte foi feito com essas laranjas amargas. As senhoras inglesas, ao contrário de Catarina, adoraram aquele novo sabor. A partir daí passaram a vir laranjas doces e também amargas e o doce de laranja amarga, marmelade para os ingleses, passou a ser comido barrado no pão.

Os ingleses, escoceses e irlandeses que foram para a América levaram com eles a simpatia pela rainha Catherine e o conhecido bairro da cidade de Nova Iorque chamado Queens (que quer dizer "da rainha" em inglês) foi batizado em honra dela. Até lá têm uma estátua da nossa princesa num parque da cidade.

 

explicação das estrelinhas 

* dote são os bens ou dinheiro que as mulheres levavam quando casavam.

** protestantes são as pessoas que seguem a chamada "religião Protestante" que  é uma religião cristã tal como a católica.

***ilhas britânicas é o que é chamado ao conjunto formado pelas ilhas da Grã Bretanha (que incluiu nos nossos dias Inglaterra, Escócia e País de Gales) e da Irlanda (que inclui a Irlanda do Norte e a república da Irlanda).

 

Estátua no Parque das Nações (reprodução da estátua do bairro de Queens)

 

 .---------------------------------------------------------

 

FONTE

 

livro "Catarina de Bragança" de Isabel Stilwell


Comentários