A Minha Mãe

 António Variações foi o cantor que, quando entrou no panorama musical português em 1981, conseguiu um sucesso quase instantâneo. A sua imagem surpreendente e arrojada com a barba e cabelo raiadas de louro, as suas vestes originais e uma voz única que nos prendia às suas canções do princípio ao fim deixou toda a gente de boca aberta e foi uma lufada de ar fresco no que se ouvia na rádio e televisão da altura.

Barbeiro de profissão era autor das suas músicas mesmo sem saber ler uma pauta. Escrevia também as letras para as canções e as palavras inspiradas pareciam simplesmente ajustadas à melodia. Variações ficou marcado na memória coletiva de quem já era gente nos anos 80.

Deixou-nos muito precocemente em 1984 quando ainda tinha tanto para dar à música. Hoje, no dia da minha mãe, deixo aqui uma das suas canções, Deolinda da Conceição, que António Variações dedicou à sua mãe.


 


 
 Deolinda de Jesus
 
A minha mãeÉ a mãe mais bonita,Desculpem, mas é a maior,Não admira, foi por mim escolhida,E o meu gosto, é o melhor,E esta é a canção mais feliz,Feliz eu que a posso cantar,É o meu maior grito de vidaFoi o seu grito, o meu despertar,Canção de mãe é sorrir,Canção de berço de embalar,Melodia de dormir,Mão ternura a aconchegar,Canção de mãe é sorrir,Gosto de ver e ouvir,Voz imagem de sonhar,Imagem viva lembrança,Que faz de mim a criança,Que gosta de recordar 
A minha mãe,É a mãe mais amiga,Certeza, com que posso contar,E nem por isso, sou a imagem que queria,Mas sempre me soube aceitar,Razão de mãe é dizer,Mãe cuidado a aconselhar,Os cuidados que hei - de ter,As defesas a cuidar,Saudade mãe é escrever,Carta que vou receber,Notícia de me alegrar,Cartas visitas encontros,Essa troca que nós somos,Este prazer de trocar,Canção de mãe é sorrir,Gosto de ver e ouvir,A ternura de cantar.
 
Letra, música e voz: António Variações 
Fonte: LyricFind

 


Comentários