A vontade de regressar

 

 Verde Vinho é uma canção que adaptou a música ""Griechischer Wein" dos compositores de língua alemã Juergen Bockelmann e Michael Kunze com a letra do português Paulo Alexandre que também a interpretou. Foi lançada em 1977 e  é uma música que qualquer português vivendo em França, na Suíça, na Alemanha ou no Luxemburgo, nos anos 70, 80 ou 90 ouvia com grande emoção. Fala de muito mais do que brindar a Portugal com o vinho verde que é único no mundo, é uma canção impregnada daquele sentimento tão nosso, a saudade. E é a canção que me apetece partilhar hoje.




 Verde Vinho

 

Ninguém na rua na noite fria
Só eu e o luar
Voltava a casa quando vi que havia
Luz num velho bar
Não hesitei
Fazia frio e nele entrei
 
Estando tão longe da minha terra
Tive a sensação
De ter entrado numa taberna
De Braga ou Monção
Um homem velho se acercou
E assim falou
 
Vamos brindar com vinho verde
Que é do meu Portugal
E o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei atrás do mar
Vamos brindar com verde vinho
P'ra que eu possa cantar, canções do Minho
Que me fazem sonhar,
Com o momento de voltar ao lar
 
Falou-me então daquele dia triste
O velho Luís
Em que deixara tudo quanto existe
P'ra ser feliz
A noiva, a mãe, a casa, o pai
E o cão também
 
Pensando agora naquela cena
Que na estranja vi
Recordo a mágoa, recordo a pena
Que com ele vivi
Bom português
Regressa breve e vem de vez
 
Vamos brindar com vinho verde
Que é do meu Portugal
E o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei atrás do mar
Vamos brindar com verde vinho
Pra que eu possa cantar, canções do Minho
Que me fazem sonhar
Com o momento de voltar ao lar

 

 

 Nota:

estranja- estrangeiro



----------------------------------------------------------------------

Fontes

https://www.youtube.com/watch?v=bY8tQ2Dp72Y

Lyricfind

 

Comentários