canções que nos fazem sorrir
Nas décadas de 80 e de 90 do século passado apareceram em Portugal algumas bandas musicais cuja música era de espantar. Nomes originais, um som fresco com batidas contagiantes, instrumentos invulgares em bandas de música ligeira, letras das canções esquisitas e na maior parte das vezes muito divertidas. Em suma canções que nos faziam sorrir. É o caso dos seguintes grupos:
- Trabalhadores do Comércio, banda criada por Sérgio Castro e Álvaro Azevedo no Porto. Conhecidos pelo seu sotaque do Norte e pela sua canção "Chamem a Polícia" que foi a que teve mais sucesso. Pertencia ao álbum "Trip's à Moda do Pôrto" e foi lançada em 1981.
- Afonsinhos do Condado, banda fundada em 1984 por Gimba (Eugénio Lopes), Nuno Faria e Jorge Galvão. As suas canções tinham um ritmo de salsa e merengue e uma das suas canções com mais êxito foi "Rolar no Chão" do álbum "Açúcar!!!" de 1988.
- Iris, banda formada em 1979 no Algarve, foi uma das fundadoras do chamado "rock português". Formada por Domingos Caetano, Chico Mesquita, Thierry Guerreiro e Ray Van Duyvenbode cantavam com um sotaque algarvio e léxico próprio dessa zona. Tiveram alguns êxitos em versões em português de canções norte-americanas e um deles foi "Atira Tó’Mar" (versão da música original de Bob Dylan, "Knocking On Heaven’s Door"), do álbum IRIS.
- Grupo de Baile foi formado no Seixal no início dos anos 80 por um grupo de amigos de uma Banda Filarmónica: Carlos Manuel Tavares (voz), Vicente Andrade (guitarra), Luís Rosado (bateria), António Manuel (baixo), Luís Landeiroto (orgão), Marcelino Guerreiro (saxofone alto), João Mário (saxofone tenor) e José Manuel Raminhos (trompete). "Patchouly", lançado em 1981 foi o seu maior sucesso. Com muito calão à mistura e até uns piiiiiis.
- Sitiados foi uma banda portuguesa da década de 1990 liderada pelo vocalista João Aguardela (1969- 2009) e que, numa das formações, contou com os músicos José Resende na guitarra, Sandra Baptista no acordeão, Fernando Fonseca na bateria e Mário Miranda no baixo. A voz peculiar de Aguardela e os movimentos em palco e um lote de canções super divertidas, de letras algumas enigmáticas e quase sempre sarcásticas, tornaram este grupo um dos mais carismáticos da música portuguesa. Dos seus êxitos escolho "Vida de Marinheiro" e "Cabana do Pai Tomás".
----------------------
Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalhadores_do_Com%C3%A9rcio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonsinhos_do_Condado
https://pt.wikipedia.org/wiki/Iris_(banda_de_Portugal)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_de_Baile
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_F%C3%BAria_do_A%C3%A7%C3%BAcar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sitiados
Comentários