Manuela Varella Cid

 

 

Manuela Varella Cid é uma professora de ballet clássico nascida em Lisboa em março de 1938. Aos 83 anos e depois de uma carreira preenchida como bailarina e coreógrafa e de ter ensinado centenas de alunos os primeiros passos de dança continua a dar aulas com o mesmo entusiasmo e vigor de sempre.

Quando aos 3 anos de idade foi com a avó ver um bailado ficou fascinada pelos movimentos das bailarinas. Desde aí começou a estragar sapatos na tentativa de se pôr em pontas. Só aos 12 anos começou a praticar dança rítmica e aos 14 a ter aulas de ballet com a Mestra Margarida de Abreu que, ao se aperceber do talento da nova aluna, incorporou a jovem Manuela num espetáculo no Teatro Nacional D. Maria II passados apenas quatro meses e já a dançar em pontas.

A partir daí dançar passou a ser tão natural e essencial como respirar para Manuela. Concluiu o curso e Dança (bailarinos) do Conservatório Nacional com a classificação de 19 valores aos 21 anos de idade, tendo ainda aí completado o curso de Órgão e o curso Geral de Piano alguns anos mais tarde. Foi bolseira do Instituto de Alta Cultura no Conservatório de Paris e é professora registada pela Royal Academy of Dancing.

Foi bailarina solista do Círculo de Iniciação Coreográfica criado por Margarida de Abreu com o intuito de criar bailarinos profissionais para divulgar a dança clássica e compor o elenco de óperas e espetáculos em Portugal. Integrada no CIC Manuela Varella Cid interpretou diversos bailados em locais tão diversos como o Teatro Nacional de São Carlos, os jardins do Palácio Nacional de Queluz ou a Estufa fria de Lisboa. Dançou em teatros, auditórios e até museus por todo o país nomeadamente em Guimarães, Bragança, Almada, Coimbra e Beja.

Integrou com 23 anos a formação inicial do Grupo Experimental de Ballet que viria a tornar-se no Ballet Gulbenkian. Como solista ou integrada no grupo de baile interpretou bailados como "Suite romântica" ou "Balada para três" do Minho ao Alentejo de maio a dezembro de 1961.

Fez parte do corpo docente e foi solista do Centro de Estudos de Bailado do Teatro Nacional de São Carlos. O CEB foi a fase embrionária da Companhia Nacional de Bailado e teve como mestre de bailado Anna Ivanova que formou uma geração de bailarinos profissionais de topo que integraram as nossas companhias de bailado.

Foi em junho de 1973, aos 35 anos de idade, que Manuela Varella Cid se estreou como coreógrafa do bailado "O Vôo do Moscardo, onde foi também bailarina. O bailado fez parte do espetáculo anual "Bailado em Acção" no Teatro Nacional de São Carlos. Foi considerada nessa altura uma das mais talentosas bailarinas clássicas portuguesas.

É uma coreógrafa e prolifera usando nas suas coreografias não só música erudita mas também tangos, sevilhanas, música pop ou fados.

 

(3) zona ribeirinha de Alhandra, 19/07/2003

 

 "Coreografar é tentar atingir, "Para Além do Movimento" criado, o superior e inatingível poder do Espírito."

 

Manuela Varella Cid criou um novo estilo gestual a que denominou "Oração em Movimento".


"Se nós louvamos Deus na poesia, na música e no canto, porque não usar as mãos como movimento de pureza e louvor?"

Oração em Movimento

 


Com esse estilo criou espetáculos como "Por Timor" ou "Grande Jubileu do ano 2000" ambos apresentados ao ar livre em frente do Palácio Nacional de Mafra pelas suas alunas do grupo "Para Além do Movimento" em 3 de julho de 1999 e em 1 de julho do ano 2000 respetivamente.

 

(1)Faculdade de Letras, 03/12/1998

(2)Palácio Nacional de Mafra 03/07/1999




 "Dançar é prolongar a magia da infância e a idade dos sonhos, até ao fim do meu caminho."


Notas e fontes:

(1) design gráfico do cartaz publicitário de Inês Mateus

(2) design do cartaz publicitário de Vasco Rosa, foto de José Pessoa

(3)  design do cartaz publicitário de DIGITEJO

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuela_Varella_Cid 
  • https://www.youtube.com/watch?v=lFgLv1tqffo&t=43s
 

 



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