Tupac Shakur


Tupac Shakur (1971- 1996), também conhecido por 2Pac ou Makaveli foi um cantor de rap, ator e compositor norte-americano que, tendo morrido com apenas 25 anos, se tornou um símbolo de todos os jovens afro americanos que nascem e crescem em guetos, rodeados de violência e miséria, e acabam por seguir caminhos de delinquência. É sobretudo um símbolo do ativismo político contra a desigualdade ao refletir nas suas letras temas sociais incómodos dos nossos dias. É considerado unanimemente como um dos melhores rappers de todos os tempos, tendo mesmo sido considerado o melhor pelo jornal New York Times após a sua morte (1).

Um mês antes de Tupac nascer a sua mãe, Afeni Shakur, foi julgada por ser membro ativo dos "Panteras Negras" (4). O Partido Pantera Negra para Auto-defesa foi uma organização urbana socialista revolucionária criada em outubro de 1966. Era um grupo armado que desafiava os polícias de Oakland (Califórnia) devido às suas ações de violência policial sobre a população negra. Este partido foi considerado pelo FBI a maior ameaça à segurança interna dos Estados Unidos, os seus militantes foram perseguidos e condenados. Também o padrasto e o padrinho de Tupac eram operacionais dos "Panteras Negras" tendo ambos sido acusados e levados a responder em tribunal por crimes praticados em militância do grupo.

Apesar de ter registado o seu filho como Lesane Parish Crooks, Afeni renomeou-o para Tupac Amaru Shakur quando o bebé tinha um ano (2). Túpac Amaru é o nome do  último monarca do império Inca que foi perseguido e  executado pelos ocupantes espanhóis no século XVIII após terem falhado as tentativas de revolta dos nativos. A mãe não quis que o filho tivesse um nome vulgar, escolheu para ele um nome de uma pessoa revolucionária e indígena (2), nas suas próprias palavras. Claro que o Túpac original era um membro da realeza indígena e o que fez não foi nada de revolucionário, apenas defendeu o seu povo e o seu território das invasões espanholas.

Desde criança, Tupac foi exposto a reuniões dos "Panteras Negras" e a todas as suas palavras de ordem e de desafio às autoridades (4). Cresceu à luz de toda esta ideologia revolucionária e inconformista que implicava, claro, apelos à violência mesmo que para auto-defesa.

Com 12 anos Tupac frequentou em Nova Iorque o Afro-American Studio for Acting and Speech, organização dirigida por Ernie McClintock e que formava atores e produzia peças de teatro. Aos 15 anos mudou-se com a família para Maryland e lá frequentou a Baltimore School of Arts onde estudou música tanto vocal como instrumental, teatro tanto para atuação como para produção, dança e artes visuais. Atuou na escola como ator em peças de Shakespeare e como bailarino no "Quebra Nozes"(2). Tupac dava-se bem com toda a gente, tinha um sentido de humor especial e mostrava já nessa altura talento para improvisar, rimar e cantar hip-hop.

Numa altura em que a sua mãe era dependente de drogas, Tupac mudou-se de novo com a mãe e a irmã desta vez para a Califórnia. Com 17 anos ele deixou o liceu para começar a trabalhar e sustentar a casa. Foi lá também que teve contacto direto com situações de grande violência e que começou a dar-se com traficantes de drogas (4). Chegou a sair de casa após discussões com a mãe (1) . Foi o princípio da saga de Tupac.

 

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"Quando eu era novo, eu e a minha mãe tivemos uma zanga
Com dezassete anos de idade, fui atirado para as ruas
Pensando para trás no tempo eu nunca pensei que veria o seu rosto outra vez
Não há uma mulher viva que possa tomar o lugar da minha mãe
Suspenso da escola, e com medo de ir para casa, eu era um um parvo
Com os mais velhos quebrando todas as regras
Eu chorei com a minha irmãzinha, ao longo dos anos
Nós éramos mais pobres que os outros miúdos

 

(...)

Eu comecei a andar com os rufias,
E mesmo que eles vendessem drogas
Eles deram amor a um jovem mano"

***

"When I was young, me and my mama had beef
Seventeen years old, kicked out on the streets
Though back at the time I never thought I'd see her face
Ain't a woman alive that could take my mama's place
Suspended from school, and scared to go home, I was a fool
With the big boys breakin' all the rules
I shed tears with my baby sister, over the years
We was poorer than the other little kids

(...)

I hung around with the thugs
And even though they sold drugs
They showed a young brother love" 
(3)

 

in "Dear Mama", do álbum "Me Against The World"  de 1995 

 

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O papel de protagonista  no filme de 1992, "Juice", foi uma grande interpretação dramática de Tupac. Ele faz o papel um adolescente do liceu, Roland Bishop, que se torna num frio assassino. Foi a primeira grande interpretação no cinema de um cantor de música rap. Atuou também nos filmes "Poetic Justice" e "Above the Rim" e esporadicamente em algumas séries de televisão.

No seu primeiro álbum 2Pacalypse Now  saído em novembro de 1991, Tupac aborda temas ligados às lutas de quem vive em bairros carenciados. Em letras carregadas de poesia fala da resposta das pessoas à brutalidade policial (no tema "Trapped") ou do drama da gravidez das adolescentes ("Brenda's Got a Baby") que quando inseridas em famílias desestruturadas e pobres tendem a cair  nas teias da prostituição e da droga. 

Tupac dizia-se um "repórter das ruas"(4) , queria revelar todos os dramas por que passavam a maior parte dos negros, todos aqueles que nascem logo à partida com desvantagem devido à sua condição económica, e sobretudo devido à cor da sua pele. Usava uma linguagem crua, por vezes obscena e violenta, citando o calão das ruas na América e queria que termos depreciativos como thugs e gangsters fossem visto de forma positiva (4). Segundo ele thug é aquele que vem do gueto mas que pode triunfar na vida apesar dos obstáculos que a sociedade lhe impõe.

Episódios de extrema violência entre jovens negros e a polícia são vividamente descritos nas suas letras. Algumas delas viriam a acontecer na sua própria vida. De facto, ataque por polícias sem razão, tiroteios, violência física, guerras de gangues e acusações de violação, tribunais e prisão foram uma constante na sua vida desde os seus 21 anos até à sua morte por assassinato em 1996(2) .


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A forma crítica e de revolta pela forma como os homens tratam as mulheres e o flagelo da violência doméstica são abordados em várias canções. Dirige-se ao jovens afro-americanos e questiona-os no tema "Keep Ya Head Up". Proteger, curar as feridas e ser verdadeiros para as suas mulheres é o caminho a seguir. Já chega de as violentar, agredir e matar. Dirige-se também a uma mulher maltratada pelo companheiro e pergunta-lhe porque continua com ele e não o deixa em "Can U Get Away".


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 "Tu sabes que isso me faz infeliz (o que é isso)
Quando manos fazem bebés e deixam uma jovem mãe ser papá
E como todos viemos de uma mulher
Temos o nosso nome dado por uma mulher e o nosso flirt é de uma mulher
Eu pergunto porque é que tiramos das nossas mulheres
Porque violamos as nossas mulheres, porque detestamos as nossas mulheres?
Eu acho que é altura de matarmos pelas nossas mulheres
Tempo para sarar as nossas mulheres, de sermos verdadeiros para as nossas mulheres
E se não o fizermos teremos uma geração de bebés
Que odiará as mulheres que fizeram os bebés
E como um homem não pode fazer um
Ele não tem o direito de dizer a uma mulher quando e onde criar um"

 

 ***

 

"You know it makes me unhappy (what's that)
When brothas make babies, and leave a young mother to be a pappy
And since we all came from a woman
Got our name from a woman and our game from a woman
I wonder why we take from our women
Why we rape our women, do we hate our women?
I think it's time to kill for our women

Time to heal our women, be real to our women
And if we don't we'll have a race of babies
That will hate the ladies that make the babies
And since a man can't make one
He has no right to tell a woman when and where to create one
"
(3)

in " Keep Ya Head Up", do álbum "Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z." de 1993 

 

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"Agora o panorama está mais claro tudo o que ele faz é bater-te muito
Eu digo-te para o deixares e tu dizes-me para continuar a ter fé em Deus
Eu não compreendo, eu só quero trazer-te para casa



(...)

Quando ele estava distraido o teu coração foi tomado
O meu único desejo é que tu mudes de ideias and que ele fique abalado
Quero levar-te lá mas tu estás assustada para seguir, vem ver amanhã
Esperando que eu possa levar-te através da dor e da tristeza
Quero dizer que me preocupo- que está alguém aí para a tua luta
Apoia-te em mim quanto precisares ou houver problemas
Eu quero dar-te felicidade e talvez até mais
Eu já te disse antes, não há tempo para desperdiçar podemos nos encontrar na loja
Consegues vir-te embora?"


***

"Now the picture's gettin' clearer all he does is hit you hard
I tell you to leave him, and you tell me keep my faith in God
I don't understand, I just wanna bring ya home

(...)

When he ain't lookin', now your heart's tooken
My only wish is that you change your mind and he get shook
Wanna take you there but you scared to follow, come see tomorrow
Hoping I can take you through the pain and sorrow
Let you know I care -- that someone's there for your struggle
Depend on me, when you have needs or there's trouble
I wanna give you happiness and maybe even more
I told you before, no time to waste we can hook up at the store
Can U Get Away?" (3)

in "Can U Get Away" do álbum "Me against the world"

 

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Tupac referiu com grande sensibilidade o tema do sofrimento das mulheres vítimas de violação e a necessidade de estas se tornarem autónomas e serem capazes de retomar a sua vida depois de um acontecimento dramático das suas vidas.

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"Não! Tu tens de arranjar forma de sobreviver
porque eles ganham quando a tua alma morre"

 

***


"No, you got to find a way to survive
'Cause they win when your soul dies"
(3)

 

in [Baby Don't Cry (Keep Ya Head Up II)",  do álbum "Still I Rise" (1999)]

 

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Ele próprio foi acusado de ter violado uma mulher e apesar de negar  veementemente essas acusações foi julgado, condenado e serviu tempo na prisão. O facto de ter sido libertado antecipadamente por uma fiança paga por um chefe de um discográfica que era mafioso e poderoso fez com que Tupac ficasse ligado a um mundo mais decadente e violento nos últimos dois anos da sua vida. Não pôde concretizar os seus sonhos de criar uma marca e produzir os seus próprios discos e filmes e a sua vida entrou ainda mais numa espiral de violência (4).


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"Eles deixaram um gajo derramando lágrimas, remoendo os medos do passado
Porque as coisas foram caóticas  para mim no ano passado
Parece que fui marcado para morrer, o meu peito sem coração
A causa subjacente à minha prisão, a minha vida está em stress
E sem descanso, sempre desgastado; os meus olhos ficam lacrimejantes
Por todos os manos que estão enterrados no cemitério"

***

"They got a n**** sheddin' tears, reminiscin' on my past fears
'Cause shit was hectic for me last year
It appears that I've been marked for death, my heartless breast
The underlying cause of my arrest, my life is stressed
And no rest, forever weary; my eyes stay teary
For all the brothers that are buried in the cemetery"
(3)

in "My Block (Remix)" do álbum "Better Dayz" (2002)

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Tupac esteve sempre pronto a ajudar os amigos mas aproximou-se muitas vezes das pessoas erradas. Teve boas e grandes influências femininas, a mãe (apesar das dificuldades durante a infância e a adolescência de Tupac, Afeni foi um grande apoio durante e após os tempos na prisão), a grande amiga dos tempos da Baltimore School of Arts, Jada Pinkett Smith, e a companheira nos últimos tempos de vida, Kidada Jones(4).  


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"Talvez eu estivesse viciado no lado negro
Algures na minha infância testemunhei a morte do meu coração
Mesmo que eu e tu tenhamos vindo dos mesmos sitios
O dinheiro e a fama fez-nos a todos mudar de sitio
Como é que isso pode ser? Através da desgraça que veio a acontecer
Os tempos difíceis fazem com que um amigo verdadeiro receie pedir dinheiro    
Mas tu podes correr até mim quando precisares e eu nunca irei embora 
Honestamente, alguém em quem acreditar, como podes ver
É coisa pequena para um verdadeiro, que posso fazer" 

***

"Perhaps I was addicted to the dark side
Somewhere inside my childhood witnessed my heart die
And even though we both came from the same places
The money and the fame made us all change places
How could it be? Through the misery that came to pass
The hard times make a true friend afraid to ask for currency
But you could run to me when you need and I'll never leave
Honestly, someone to believe in, as you can see
It's a small thang to a true, what could I do?"(3)


in "Until The End Of Time Remix" do álbum homónimo de 2001


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Tupac foi o letrista de rap que mais desenvolveu este estilo ao abordar temas acerca dos problemas de uma sociedade carregada de violência gratuita, racismo e injustiça social.


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"Não te contentes com pouco, até o génio faz perguntas
Sê grato pelas bênçãos
Nunca mudes, mantém a tua essência
O poder está nas pessoas e as políticas que apoiamos 
Faz sempre o teu melhor, não deixes que a pressão te amedronte
E quando te sentires abandonado
E as coisas não correrem como planeaste
Sonhando com riquezas, em posição de fazer a diferença
Políticos e hipócritas não querem ouvir
Se eu sou louco, foi a fama que fez o mano mudar
Não foi nada no "jogo" que causou isso
Sou só eu contra o mundo"
 
 
***


Don't settle for less, even the genius asks-es questions
Be grateful for blessings
Don't ever change, keep your essence
The power is in the people and politics we address
Always do your best, don't let the pressure make you panic
And when you get stranded
And things don't go the way you planned it
Dreamin' of riches, in a position of makin' a difference
Politicians and hypocrites, they don't wanna listen
If I'm insane, it's the fame made a brother change
It wasn't nothin' like the game
It's just me against the world"

(3)

 

  in  "Me against the world", do ábum homónimo de 1995

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2Pac foi apanhado numa rivalidade entre os cantores de hip hop da costa leste e os da costa oeste dos Estados Unidos. Era mais uma guerra entre mafias de rappers.  As lutas pelo poder, a ganância e a inveja pelo sucesso de 2Pac causaram perseguições e acusações. 

A cultura das armas, que é transversal à sociedade norte americana e também era defendida por Tupac, passa pela convicção de que cada pessoa só se pode defender se tiver uma arma. Obviamente este técnica de auto-defesa não resultou visto que Tupac foi baleado em duas ocasiões, em novembro de 1994 e em setembro de 1996, sendo os tiros na segunda a causa da sua morte (2)


🎵

 
"Eu tenho estado encurralado desde que nasci, cauteloso porque estou amaldiçoado
E fantasias da minha família numa carreta funerária
E eles dizem que é o homem branco que eu devo temer
Mas são os meus que estão a matar por aqui
"

 ***

"I've been trapped since birth, cautious 'cause I'm cursed
And fantasies of my family in a hearse
And they say it's the white man I should fear
But it's my own kind doin' all the killin' here"
(3)

Extrato da letra de "Only God can judge me", do álbum "All Eyez on me", 1996


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Tinha um tal desejo de vir a ser pai que ousou escrever uma carta ao seu filho que ainda não tinha sido gerado na sua canção "Letter 2 My Unborn" do álbum "Until The End Of Time (Disc One)" que saiu em 2001. Foi como que uma previsão de que não ia conseguir viver para criar um filho devido ao seu estilo de vida. Nessa letra resume a sua vida e pede perdão pelos erros do passado e a absolvição por parte de Deus e também por parte do filho que ainda não nasceu.

 

🎵

"Estou a escrever-te uma carta
Isto é para o meu filho por nascer
Quero que saibas que te amo
Se não souberes que é o que sinto
Porque eu penso em ti todos os dias
Eu tenho tanto para te dizer
 
 
(...)
 
 
Como só tenho uma vida, Deus perdoa-me pelos meus pecados
Deixa-me vingar na vida e eu nunca mais vou roubar ou traficar
O meu único amigo é a minha desgraça
Ao querer vingança pelo sofrimento que me causaram
Sabes, a minha vida não estava destinada a ser fácil, mas é certo que está a melhorar
Espero que entendas a minha carta de amor, para o meu filho por nascer" 
 
 
(...)
 
 
Esta carta é dedicada às minhas sementes que eu posso não chegar a ver por causa deste estilo de vida"

 
 
***

"I'm writing you a letter
This is to my unborn child
Want to let you know I love you
If you didn't know I feel this way
'Cause I think about you every day
I have so much to say"

(...)

Since I only got one life to live, God forgive me for my sins
Let me make it and I'll never steal again or deal again
My only friend is my misery
Wanting revenge for the agony they did to me
See, my life ain't promised, but it's sure getting better
Hope you understand my love letter, to my unborn child
 

 (...)

 "This letter goes out to my seeds that I might not get to see 'cause of this lifestyle"(3)



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Apelou à necessidade de mudança. A sua canção de hip-hop "Changes", retirada do seu álbum póstumo de 1998, foi incluída em 2009 na Playlist online do Vaticano. Esta lista é muito diversa, sendo composta por 12 canções. Música clássica de Mozart, uma canção do grupo Muse e outra de Shirley Bassey estão incluidas na edição de 2009. O representante do Vaticano justificou as escolhas considerando que 'todos os artistas procuravam com as suas canções chegar ao coração de pessoas de boa indole'(5).

Ao abordar o tema da pobreza, do tratamento dos negros pela polícia, da guerra às drogas explicava como tudo isto resultava num ciclo vicioso do sistema de valores na sociedade urbana norte-americana. A sociedade precisava de mudanças profundas na raiz dos problemas e não o ataque às suas consequências reais. Estas mudanças, 25 anos após a sua morte, não foram ainda feitas e as letras dos temas de 2Pac continuam infelizmente a fazer todo o sentido.


🎵

"Temos de fazer uma mudança
É tempo para que nós como um povo comecemos a fazer mudanças
Vamos mudar a maneira como comemos
Vamos mudar a maneira como vivemos
E vamos mudar a maneira como nos tratamos uns aos outros
Você vê, a maneira antiga não estava a funcionar portanto é o que temos de fazer
O que temos de fazer, para sobreviver

E mesmo assim eu ainda não vejo mudanças, será que não pode um mano ter um pouco de paz?
Há guerra nas ruas e há guerra no Médio Oriente
Em vez de guerra à pobreza, eles fazem guerra às drogas"


***

 
"We gotta make a change
It's time for us as a people to start makin' some changes
Let's change the way we eat
Let's change the way we live
And let's change the way we treat each other
You see, the old way wasn't working so it's on us to do
What we gotta do, to survive
 
And still I see no changes, can't a brother get a little peace?
There's war in the streets and war in the Middle East
Instead of war on poverty, they got a war on drugs"
(3)
 

extrato da letra de  "Changes", criada por Tupac em parceria com o grupo Talent, gravada em 1992 mas só lançada postumamente em 1998 no álbum "Greatests Hits".


 
 

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🎵

 
"Talvez seja só uma fantasia
Uma vida em que não precisamos da Segurança Social e partilhamos com toda a nossa família
Talvez tenha sido eu quem causou isto, as lutas e a dor
No meu quarto a chorar porque eu não quero ser um fardo
Vi a mãe abrindo os seus braços para me abraçar
E eu já não estou preocupado com nada, graças ao amor incondicional"
 
 
 
 
 
 
 (...)
 
 
"E a minha missão é ser mais que apenas um músico de rap
A elevação da geração de hoje, se eu conseguisse fazê-los ouvir
A Prisão não é o que precisamos, não mais agarrados à ganância
Tempo para planear, fazer uma estratégia, a minha família precisa de comer
Havemos de arranjar qualquer coisa, sofrer não serve de nada
A vizinhança seria boa se deixassem a violência
O álcool e a erva, o praguejar, enviar amor para o meu bairro
A luta nunca acaba, amor incondicional"

 
 
 
 
  

 ***
 
 

"Perhaps it's just a fantasy
A life where we don't need no welfare and share with our whole family
Maybe it's me that caused it, the fighting and the hurtin'
In my room crying cause I didn't want to be a burden
Watch mama open up her arms to hug me
And I ain't worried bout a damn thang, with unconditional love


 
 
 
 
(...)
 
 
And my mission is to be more than just a rap musician
The elevation of today's generation, if I could make 'em listen
Prison ain't what we need, no longer stuck in greed
Time to plan, strategize, my family's gotta eat
We work somethin' out of nothin', no pleasure in the sufferin'
Neighbourhood would be good if they could cut out all the bustin'
The liquor and the weed, the cussin', sendin' love out to my block
The struggle never stops, unconditional love"(3)
 
 
 
 
 
 

in "Unconditional Love" do álbum "Greatest Hits" de 1998

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Tupac era um contador de histórias que usava rimas criativas e expressões próprias para transmitir a sua mensagem. No dia-a-dia gostava de citar Shakespeare cujas peças representou na adolescência (4). Gostava de música gospel e dos clássicos. 

Tupac escreveu a letra e gravou um rap a que chamou Guetto Gospel. Só foi lançado postumamente em 2004 um single denominado "Guetto Gospel" (9) que foi misturado com a voz de Elton John e produzido por Eminem. Na letra desta canção há a convicção de que é preciso os jovens se afastarem dos gangues para acabar com a guerra nas ruas.



#

"I remember Marvin Gaye, used to sing to me
He had me feelin' like black was tha thing to be
And suddenly tha ghetto didn't seem so tough
And though we had it rough, we always had enough"



(lembro-me do Marvin Gaye que costumava cantar para mim, ele fazia-me sentir que ser negro estava certo, e de repente o gueto não parecia tão duro, e embora a vida fosse difícil, sempre tivemos o suficiente)

#

 " Some say the blacker the berry, the sweeter the juice
I say the darker the flesh then the deeper the roots
















 
(há quem diga que quanto mais negra é a baga mais doce é o seu sumo, eu digo que quanto mais escura é a pele mais profundas são as suas raízes)

 #
 
 
  "And though my soul was deleted, I couldn't see it 
I had my mind full of demons trying to break free 
They planted seeds and they hatched, sparkling the flame,  
Inside my brain like a match such a dirty game      
 
 (embora a minha alma tenha sido apagada, eu não o conseguia ver, tinha a mente cheia de demónios tentando libertar-se, eles plantaram sementes e  chocaram (como os ovos), como um fósforo acendendo a chama no meu cérebro, que jogo tão sujo)
 

 #
 
"Sit here reminiscin' and I hope you listenin'
In the position to pressure and offer competition
Me and you was meant to be my destiny, no longer lonely
'Cause now it's on for you and me, all I can see
"
 
 
(sentado aqui relembrando e espero que estejas a ouvir, em posição de te pressionar e oferecer competição, tu e eu estanos destinados a ficar juntos, meu destino, não mais sozinho, porque agora é a altura para nós, é tudo o que eu vejo)

 



 

algumas rimas de "Me against the world"

 

 

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"Senhor perdoa-nos por viver apesar de todos os meus manos estarem presos
Quase sem respirar acreditando que o mundo é um prisma
É como um gueto do qual nunca podemos sair
Tantas outras coisas para nós vermos
Coisas para ser, a nossa história tão cheia de tragédia e desgraça
Para todos os meus manos que não conseguiram voltar para casa
Os colegas mortos pelos quais eu derramei lágrimas tatuadas, quando estou sozinho
Imagina-nos num paraíso do gueto, um lugar para descansar
Encontrando paz através desta terra de stress
No meu peito eu sinto dor vinda em tempestades súbitas
Vida cheia de chuva neste jogo repara nos espinhos de chumbo
O nosso filho por nascer nunca pôde crescer, nunca pôde ver o que vinha a seguir
Neste mundo cheio de inúmeras ameaças
Eu imploro a Deus para abrir caminho para os miúdos do gueto respirarem
Mostra-nos sinais, faz-nos acreditar
Porque eu não estou zangado Contigo"
 
***
 
"Father forgive us for livin' while all my homies stuck in prison
Barely breathin' believin' that the world is a prism
It's like a ghetto we can never leave
A broken rose givin' bloom through the cracks of the concrete (8)
So many other things for"" us to see
Things to be, our history so full of tragedy and misery
To all my homies never made it home
The dead peers I shed tattooed tears for, when I'm alone
Picture us inside a ghetto heaven, a place to rest
Findin' peace through this land of stress
In my chest I feel pain come in sudden storms
Life full of rain in this game watch for lead thorns
Our unborn never got to grow, never got to see what's next
In this world full of countless threats
I beg God, to make a way for our ghetto kids to breathe
Show us sign, make us all believe
'Cause I ain't mad at cha"
(3)

 



 
  
 
 
 
 
 
 
 
Extrato da letra de "Cause I Ain't Mad at Cha", do álbum "All Eyez On Me" de 1996
 
 
 
 
 
 
 
 

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Académicos e intelectuais estudaram as letras, a história da vida, e toda a problemática abordada por Tupac sob vários ângulos. A sua obra e influência na cultura dos Estados Unidos elevaram-no para muitos ao nível de mito, "black folk hero"(2) (herói do folk negro) , "the thug angel" (o anjo rufia) (6) ou o poeta do gueto (2). Os rappers seus contemporâneos e os que vieram depois consideram-no uma figura paternal apesar de ter não ter vivido o suficiente para seu um pai de verdade. Palavras de apreço pela sua obra, prémios, distinções e, claro, recordes em números de vendas dos álbuns de música, davam para preencher páginas.
 
O que penso ser importante realçar é o sentido de missão de Tupac Shakur. Ele acreditava ter a capacidade de influenciar e ajudar os "manos de raça" a saír do gueto. Usava para isso o seu talento para escrever letras e o legado que deixou faz dele um dos melhores letristas de hip-hop de sempre. Foi o legado, aquilo que de bom deixou que quis realçar. Omiti os palavrões e a linguagem mais violenta, não é o que interessa agora. Uma vez Tupac justificou o uso dessas palavras com o facto de ser essa linguagem que atrai os jovens a quem ele quer passar a sua mensagem.
 
Ao contar as suas histórias usa um vocabulário diversificado, ousado, controverso, muitas vezes obsceno, contraditório e metafórico. As palavras têm por vezes várias camadas de significado e noutras formam versos básicos mas ricos ao contar histórias concretas do mundo real. Dizer esta nova poesia ao som da batida de rap aumentava o efeito dramático das palavras nos seus ouvintes (7).
 
Também tinha uma ética de trabalho impressionante visto que escrevia e gravava os trabalhos tão assídua e rapidamente que quando morreu  aos 25 anos de idade, tinha ainda muitos trabalhos por editar e publicar. Os seus discos continuaram a sair após a sua morte, criando especulações de que 2Pac continuava vivo. 

Foi, ao longo da sua curta vida, o ativista revolucionário  que a sua mãe queria que Tupac Amaru fosse. Ao usar a sua bandana de padrão indígena na cabeça, queria que este ornamento fosse um sinal da seu orgulho na herança cultural do povo americano de origem africana que outrora foi escravizado.

O legado que Tupac Shakur deixou com os seus raps de versos carregados de significado é um retrato das ruas da América cheias de armas, droga, racismo, uma violência gratuita que acaba muitas vezes em morte. A desvalorização da vida dos mais desfavorecidos econonomicamente tornou-se uma chaga na cultura urbana das zonas degradadas. 

O desejo de mudança e de justiça social e racial que 2Pac tinha está expresso nas suas palavras de rebeldia e de orgulho na sua herança africana e reafirma a sua luta para melhorar e elevar o gueto honrando ao mesmo tempo as ruas que o criaram (6). Tupac Shakur foi sobretudo um jovem que tinha o sonho de mudar o mundo. Por isso acho importante contar a sua história.



  


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                 "Changes"- 2Pac feat Talent, do álbum "Greatest Hits" de 1998
 
 
 
 
 

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Fontes

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupac_Shakur
  2. https://en.wikipedia.org/wiki/Tupac_Shakur
  3.  www.azlyrics.com
  4. Filme  "All Eyez on Me- Legends never die" de 2017,  realizado por Benny Boom
  5. https://edition.cnn.com/2009/SHOWBIZ/Music/12/04/tupac.vatican.playlist
  6.  https://www.rollingstone.com/music/music-news/8-ways-tupac-shakur-changed-the-world-128421/ 
  7.  https://scholarworks.lib.csusb.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com/&httpsredir=1&article=3131&context=etd-project
  8. https://youtu.be/BOCQd6VCQ8w
  9. https://www.youtube.com/watch?v=Do5MMmEygsY

 Nota

 Ao reescrever as letras em Português,  tentei apenas explicar o seu sentido.



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