O Mestre da Luz

Joaquín Sorolla (1863- 1923) nasceu em Valência, Espanha, tendo ficado órfão aos dois anos de idade. Mostrou talento para a pintura cedo tendo iniciado os estudos na Academia de San Carlos quando tinha 15 anos.

Sorolla foi um pintor tradicional na fase inicial da sua carreira mas começou a ser mais ousado em 1900 e a revelar um estilo que reproduzia com habilidade a rica e vibrante gama de cores das paisagens e cenas quotidianas, com realce para  as praias e banhistas. Foi intitulado o "mestre da luz" pela forma como representou as pessoas e as paisagens banhadas pela luz do sol do seu país. A obra de Joaquín Sorolla pode integrar-se nas correntes artísticas impressionista, pós-impressionista e iluminista.

 A sua técnica notável tornou-o mundialmente famoso. Pintou na Hispanic Society de Nova Iorque um friso de grandes dimensões que representa as várias regiões de Espanha. Pintou retratos e paisagens com mestria e as suas representações de temas históricos e sociais são memoráveis. Tem em seu nome acima de 2200 quadros, mais do que qualquer pintor espanhol.



Remendando a vela (1896)
 
 
__________________________________________________________
 
 

Fontes

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaqu%C3%ADn_Sorolla
  • https://www.joaquin-sorolla-y-bastida.org/


Comentários