caminhadas para apanhar lixo

 


 

Um episódio a que assisti ficou-me para sempre na memória. Estava eu num autocarro interurbano e uma menina com um invólucro de bolachas amachucado perguntou à mãe o que fazia com aquilo. A mãe disse-lhe simplesmente para deitar o plástico pela janela. Eu nem queria acreditar no que ouvia! Das três coisas que era possível fazer naquela situação a dita senhora ensinou a filha a fazer a mais prejudicial para o ambiente. 

Quero acreditar que as coisas mudaram, isto foi talvez no final dos anos 70 ou princípio dos anos 80 do século XX, muitas pessoas não tinham noção do que era a poluição ou de como aquilo que deitamos para o ambiente pode chegar às linhas de água, ficar preso no corpo ou ser ingerido por um animal. Nada de bom pode resultar de deitar lixo para o chão e mesmo que as pessoas agora tenham mais consciência ambiental ainda há muito lixo no chão.

 Uma simples pastilha elástica que é lançada para o chão na rua pode causar a morte de pássaros e esquilos que sufocam ao ingeri-las. O material de que são feitas as pastilhas elásticas não é biodegradável e estas ficam agarradas e espalmadas nas pavimentos quando são lançadas ao chão nos passeios. Explicar isto às crianças é tão fácil, eles compreendem e deixam de o fazer.


Quando a minha cunhada que vive na ilha de Santa Maria nos Açores me disse que por lá fazem "caminhadas para apanhar lixo" eu pensei logo que isso era uma excelente ideia. O que pode ser melhor do que juntar o útil ao agradável? Andar na companhia de amigos que deve ser o melhor exercício físico que há e aproveitar para recolher aquilo que está espalhado por aí e que pertence ao caixote do lixo.

Para quem diz que não apanha o lixo que os outros deitaram fora, eu até compreendo a posição. Apenas eu acho que devemos ser melhores que essas pessoas, dar o exemplo, sobretudo às crianças e melhorar um bocadinho, nas nossas possibilidades o meio ambiente. Ouvi dizer que é muito mais provável que uma pessoa largue lixo no chão se já lá estiver alguma porcaria. Quer dizer as pessoas fazem uma "certa cerimónia" em ser as primeiras a deitar lixo no chão. mais uma razão para apanhar o lixo que já lá está.

Não podemos controlar o comportamento dos outros mas se fizermos todos a nossa parte estamos a fazer como aconselhou Baden Powell, o criador do escutismo, a deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos.

 


 

 

Comentários