uma tragédia histórica contada num filme


 

Filmes baseados em fatos verídicos servem muitas vezes para abrir consciências, contam histórias que é preciso dar a conhecer ao mundo. Vi há uns meses na televisão o filme "A Promessa" (The Promisse no original), um drama histórico de 2016 com produção norte-americana, realizado por Terry George e protagonizado por Oscar Isaac, Charlotte LeBon e Christian Bale. Por ter ficado impressionada com o filme pesquisei sobre os acontecimentos verdadeiros em que foi inspirado.

O trama passa-se nos tempos da primeira guerra mundial e apresenta a história de um estudante de medicina arménio (Michael) que se apaixona em Istambul por Ana, uma artista nascida na Arménia mas criada em França. Ana está comprometida com Chris, um jornalista norte americano.  

Toda a trama amorosa está inserida  no drama da perseguição aos arménios que viviam no Império Otomano. Mais que uma perseguição tratou-se mesmo de uma limpeza étnica, já que houve um plano deliberado do  império turco-otomano de maioria muçulmana para extinguir toda uma minoria étnica e religiosa católica.

Até aos nossos dias o governo turco nega que o genocídio aconteceu, alegando que as mortes foram consequência da guerra civil. Mas não se pode negar o fato de 2 em cada 3 arménios terem morrido neste período negro da História. Felizmente houve quem escapasse para contar a história. 

A perseguição estava envolta em planos terríveis como o de alistar no exército os homens e rapazes das aldeias deixando as aldeias desprotegidas. Mulheres e crianças, para fugir às violações e ataques turcos, viam-se obrigadas a caminhar em verdadeiras caravanas da morte para zonas desertas onde sem água nem comida suficiente raramente sobreviviam. O que se torna mais sinistro é que existem escritos de Hitler que mostram que o Holocausto Judeu foi inspirado no genocídio arménio.

Aqui fica um trailer do filme:

 

.

 (clique na foto para assistir)



 

 

Comentários