Um Salto Gigante para a Humanidade
O final dos anos 50 e os anos 60 do século XX foram a época dourada da conquista do espaço. Era o tempo da guerra fria entre o Ocidente e o Leste. O governo da União Soviética (URSS) e o dos Estados Unidos da América (EUA), ao tentarem ser os melhores, fizeram com que o seu rival fosse mais longe. Era uma guerra sem trincheiras (pelo menos em grande escala) mas cheia de ameaças mais ou menos veladas, uma guerra psicológica, de espionagem e de embargos.
Os soviéticos tiveram as primeiras grandes vitórias nas viagens no espaço mas isso só espicaçou os norte americanos a fazer mais e melhor. Era preciso exceder o inimigo, surpreendê-lo com um feito inédito, muitas vezes a todo o custo. Foram os EUA a conseguir deixar a sua bandeira no satélite natural da Terra.
Foi assim, resumidamente:
outubro 1957- URSS lançou no espaço Sputnik, o primeiro satélite artificial. .
novembro 1957- URSS enviou ao espaço a cadela Laika que foi o primeiro ser vivo no espaço. Lá ficou. A sua contribuição para a aventura espacial custou-lhe a vida.
janeiro 1958- EUA lançaram ao espaço o primeiro satélite artificial terrestre, Explorer I, com diversos detetores e transístores inovadores para a época.
janeiro 1959- URSS inicia o programa Luna ou Lunik que permitiu a obtenção de fotos da superfície lunar.
abril 1961- O cosmonauta soviético Yuri Gagarin a bordo da nave Vostok foi o primeiro ser humano a orbitar a Terra e a fornecer fotos do nosso planeta azul (nas suas próprias palavras).
Em princípios dos anos 60 os EUA como resposta ao sucesso dos cientistas espaciais soviéticos e considerando que talvez isso se devesse à forma como as crianças aprendiam as ciências no país rival, começaram a ensinar nas escolas a "Matemática Moderna" que ensina esta disciplina através da formalidade e do rigor dos fundamentos da teoria dos conjuntos. Os adolescentes do mundo ocidental aprenderam esta nova Matemática nos anos 70 e 80.
1959- 1972- EUA implementaram um ambicioso programa espacial tripulado nos três programas seguintes:
- Projeto Mercury contou com missões com primatas e humanos;
- Projeto Gemini realizou diversas missões para pesquisa sobre o comportamento dos tripulantes e das máquinas no espaço;
- Projeto Apollo concebeu uma nave com capacidade para três astronautas que tornava possível atingir órbita lunar e fazer descer um Módulo à superfície da Lua assegurando o regresso à Terra.
Toda esta saga aconteceu com sucessos, falhanços e muitas vezes com procedimentos pouco éticos. Os falhanços trágicos foram o acidente que tirou a vida a 3 astronautas da missão Apollo I (Virgil Grissom, Ed White e Roger Chaffee) numa sessão de treino em janeiro de 1967 e também a morte do cosmonauta russo Vladimir Komarov da missão Soyuz 1 em abril de 1967.
Foi em 1969 que a missão Apollo 11 da NASA enviou o foguetão Eagle com três astronautas a bordo, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, com o objetivo de pousar na lua. E assim foi. No dia 20 de julho o módulo alunou como previsto e o engenheiro aeroespacial norte americano Neil Armstrong tornou-se a primeira pessoa a pisar solo lunar. Nesse extraordinário momento, Armstrong disse:
"A small step for a man, one giant leap for mankind"
ou seja,
"um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade".
Pessoas de todo o mundo ficaram agarrados aos écrans da televisão, na noite em que pisámos a Lua pela primeira vez. Entre essas pessoas estava o meu pai que me contou como tinha passado a noite em branco para assistir em direto a estes momentos e como se comoveu ao ver o primeiro homem na Lua Uma saga emocionante que mudou a história do mundo.
(clique na imagem para ouvir)
Comentários