Rir é o melhor remédio

 


"Foil, Arms and Hog" é um trio de humoristas irlandeses. Foram colegas de escola e usam as alcunhas desse tempo para nome do grupo que faz espetáculos de comédia em tournês por todo o mundo. Todas as semanas lançam no seu canal do Youtube um pequeno vídeo de comédia para publicitar os espetáculos. Como neste último ano os espetáculos foram cancelados, os sketches semanais são para angariar patrocinadores (patrons) que ajudem a apoiá-los financeiramente nesta época em que os artistas estão sem trabalho.

Muitos dos vídeos retratam aspetos da vida na Irlanda e do caráter e hábitos da sua gente. Eles riem-se deles próprios e fazem, ao mesmo tempo, crítica social. Usam muitos termos e expressões do calão irlandês e palavras específicas de Dublin, nem sempre é fácil perceber o que querem dizer. Também é preciso treinar o ouvido para o sotaque irlandês.

A minha opinião é que eles são talentosos, imaginativos e muito divertidos. São comediantes, mas também sabem compor música, tocar e cantar. Têm alguns momentos verdadeiramente geniais.

Aqui fica um dos seus vídeos mais recentes que é uma canção de paródia à vacinação anti-Covid.

(clique na foto para assistir)

 (tradução própria)

Deêm-nos a vacina! (a canção da vacinação)

 

Eu fui um muito bom rapaz,

respeitei a distância social.

Aderi a todas as regras,

eu não fugi a nenhuma delas.

(é justo)

 

Mas com as coisas a voltar ao normal

as restrições eu não ignorarei

porque quando eu tiver a minha vacina

eu vou logo embebedar-me.

 

Eu cortei o cabelo em casa,

eu fiz a festa pelo Zoom,

eu fiz todos os bolos que consegui 

e comprei um cachorrinho novo.

 

Eu fiz tudo o que me pediram,

estou farto deste confinamento

Mas quando eu tiver a minha vacina,

vou direto para a cidade.


Deêm-nos a vacina

(Nós queremos a vacina agora)

Deêm-nos a vacina

(Não queremos saber como)

 

Moderna, AstraZeneca,

Johnson and Johnson or Pfizer

Eu até levarei a Sputnik,

nesta fase já não quero saber.

 

Eu fiz a minha parte em caminhadas,

já não há mais nada no Netflix para ver

e claro que não vale a pena aprender línguas

se não podemos ir a Itália.

 

Eu sacrifiquei a minha liberdade,

vi a economia colapsar,

mas quando abrir o Lanigan's (pub)

vou beber cerveja pelas torneiras

 

Deêm-nos a vacina

(Nós queremos a vacina agora)

Deêm-nos a vacina

(Não queremos saber como)

 

Moderna, Astrazeneca,

Johnson and Johnson or Pfizer

Dêem um pouco de descanso às minhas mãos,

ressequidas de tanto desinfetante.


Foi um longo caminho só para chegar aqui,

definitivamente ainda falta muito para acabar.

Tem sido duro para todos nós

não só para os  mais jovens.

Quando penso na pobre avózinha,

toda sozinha, não é justo,

mas agora já vacinada

ela vai é já para a borga.

 

Deêm-nos a vacina

(Nós queremos a vacina agora)

Deêm-nos a vacina

(Não queremos saber como)

 

Moderna, Astrazeneca,

Johnson and Johnson or Pfizer

Basta deitar na minha Guiness

e agitar um bocadinho.

 

Eu lavei as minhas mãos até ficarem ressequidas,

fiquei tão aborrecido ao ponto de chorar.

Corri quilómetros a subir e a descer as escadas,

joguei sozinho ao jogo das cadeiras,

trabalhei a partir de casa e bebi demasiado chá,

Fui de férias ao Aldi

Tenho saudades da minha mãe,

preciso dos seus abraços e beijos.

Tenho saudades das miúdas em vestidos,

tenho saudades da malta, tenho saudades da paródia

tenho saudades disso tudo e está tudo a voltar.

 (aqui vamos nós)

 

Deêm-nos a vacina

(Nós queremos a vacina agora)

Vamos sair para beber

Não queremos saber como

 

Lager, Stout ou Sidra,

Ale ou cerveja artesanal

De certeza que a avózinha  não quer saber

desde que esteja pronta a beber.


Tem sido duro para todos,

todos tivemos no limite,

mas quando tivermos a vacina

vamos todos para a minha casa.

 


 


Comentários