Nelson Mandela

Nelson Mandela (1918- 2013)

 

Quando penso em Nelson Mandela lembro-me do momento em que ele foi libertado após ter estado preso durante 27 anos. O seu crime foi ter lutado pelos direitos da maioria negra da África do Sul como advogado e líder rebelde. Num completo desprezo pelos direitos civis, os negros deste país viveram num regime de apartheid em que estavam limitados aos locais para eles destinados, completamente subjugados por uma minoria branca colonizadora.

Mas é aquele momento que quero recordar. Mandela, no dia 11 de fevereiro de 1990, a andar calmamente de mão dada com a sua mulher Winnie, feliz, acenando e cumprimentado as pessoas. Foi um momento emocionante que vi pela televisão, assim como milhões de pessoas por todo o mundo.

Conta um guarda prisional que à sua pergunta "Não odeia o povo branco da África do Sul, aquilo que lhe fizeram?", Nelson Mandela respondeu "Nunca vou odiar o povo branco, posso odiar o sistema em vigor que oprimiu e manipulou o povo branco da África do Sul, porque a maioria dos meus amigos é branca". 

 Foi com esta mentalidade que Mandela foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999 e foi devido a todo o seu esforço de reconciliação entre todo o povo multi-étnico sul-africano e pela luta por uma sociedade democrática em que as pessoas possam viver em harmonia e com oportunidades iguais, que recebeu em 1993 o Prémio Nobel da Paz. Foi o pai da moderna África do Sul e é com carinho que é recordado como "Madiba", o nome da sua tribo.



 

 


Comentários