A menina canina cá de casa

Foi no dia 4 de outubro de 2011 que trouxemos para casa uma menina assustada e de funil no pescoço a que rebatizámos de Penny como a miúda do "The Big Bang Theory". Tinha feito nesse dia a operação de esterilização e veio com medicação para tomar.

 É uma cadelinha rafeira toda preta de pelo comprido e sedoso e com doces olhos castanhos. Os falantes nativos de inglês que têm a mania das raças, de cães e de humanos, dizem ser uma "border collie". Veio da União Zoófila (UZ) tinha talvez dois aninhos de vida e já estava no abrigo há um ano.

A Penny (Bartnúnia na UZ) numa campanha de adoção

 Teve uma história de vida díficil, Não sabemos se já teve outra casa. Só sabemos que foi apanhada na beira de uma via rápida. Ficou em muito mau estado depois de ter sido atropelada por um carro cujo motorista não parou. Pessoas boas que viajavam na mesma estrada viram-na como que por milagre. Essas sim pararam e levaram-na para a UZ. Foi recebida de braços abertos mas com preocupação. Pensaram que não havia nada a fazer para a salvar porque a perna traseira direita estava em muito mau estado. 

Foi operada por veterinários da Associação Zoófila de Lisboa  que dispensam o seu tempo livre a ajudar animais que não têm uma família. A nossa Penny fez várias operações ortopédicas, daquelas difíceis em que se fica com ferros de fora do corpo. É a coxinha cá de casa mas ainda hoje corre que nem uma louca quando lhe dá para isso.

 

Bartnúvia na União Zoófila


 A página da Bartnúvia no site da UZ depois dela ter sido adotada ficou assim:



 
É de realçar que a Bartnúvia, a nossa Penny, era muito querida na UZ, tinha duas madrinhas e era tratada com o carinho e a atenção possível. A UZ tem atualmente cerca de 600 cães e 200 gatos ao seu cargo. 
 
Pode ajudar doando alimentos, medicamentos ou materiais de limpeza. Pode tornar-se sócio e pagar uma quota anual. Pode também apadrinhar um cão ou gato. O padrinho ou a madrinha paga uma pequena contribuição para a sua comida e pode visitar o seu afilhado nas instalações da União Zoófila. Pode simplesmente doar o seu tempo e tornando-se voluntário, aparecer lá e ajudar a fazer o que é preciso. Claro que a maior ajuda de todas é trazer um cão ou um gato para casa. Se estiver disponibilidade na sua casa e na sua família e quiser um amigo para a vida pode adotar e mudar o mundo de um animal para sempre.

As voluntárias da instituição que conheciam a Bartnúvia ficaram mesmo felizes por ela ter arranjado uma família. Ela também tem sido feliz connosco, a nossa família e a nossa casa ficou mais rica e completa com a nossa mascote.


Penny na praia de Sesimbra



 

 

 


Sede da União Zoófila:

Rua Padre Carlos dos Santos
Alto das Furnas 1500 - 901 Lisboa

Comentários

A mais linda do mundo para os cá de casa!
Célia Matos disse…
A Bartnúvia, aliás a Penny, tem uma grandiosa história de vida❗🧡
Ficou em boas mãos❗😃 É uma sortuda. 🥰
Sortudos somos nós, Célia Matos, por a termos encontrado e ter mudado a vida de toda a família, principalmente a dos meus filhos.